Modelo

Exemplo de Pelotas é destaque na Frente de Conscientização sobre o autismo

Diretora do Centro de Atendimento ao Autista da cidade palestrou no Memorial do Legislativo em Porto Alegre

A importância da intervenção precoce em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pautou a palestra de Débora Jacks, diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, da prefeitura de Pelotas, na manhã desta quarta-feira (21), em Porto Alegre.

A atividade, que ocorreu no no Memorial do Legislativo, foi coordenada pelo deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), que comanda a Frente Parlamentar Estadual de Conscientização sobre o TEA.

Participaram da atividade mais de 50 pessoas, entre professores, pais de autistas, representantes de instituições ligadas ao tema e parlamentares. “Contamos com a presença de um público muito expressivo, pessoas que têm interesse em fazer com que cada vez mais tenhamos a consciência de que precisamos ser tratados da melhor forma possível. Um exemplo é o Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas", destacou Viana.

Em uma hora de meia de palestra, Débora explicou como é o dia a dia no Centro e a sua experiência com o tema. A instituição foi inaugurada em 2014, durante o governo do então prefeito Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Estado. Em 2018, ganhou uma nova sede em razão da grande demanda. Hoje, são atendidas cerca de 450 crianças, jovens e adultos. Na fila de espera, já são mais de 300 pessoas. E o modelo despertou a atenção de outros municípios. Representantes de cerca de 60 prefeituras já passaram pelos corredores da instituição com interesse em também implementar um atendimento especializado na área.

Para a diretora do Centro, quanto mais cedo for feita a intervenção, melhores serão os resultados. “É importante que a gente entenda que lugar de autista é em qualquer lugar. Precisamos ensiná-los a conviver nestes espaços, e eles aprendem a conviver”, afirmou, ressaltando a importância de as crianças estarem matriculadas na escola, em redes regulares, públicas ou privadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Repasses para o Minha Casa Minha Vida cresceram 142%

Governo estadual discute investimentos com aporte do Banco de Desenvolvimento da América Latina Próximo

Governo estadual discute investimentos com aporte do Banco de Desenvolvimento da América Latina

Deixe seu comentário